terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quem foi Baden-Powell?


Baden Powell, a quem carinhosamente o tratamos por BP, foi o Fundador do Escutismo. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, sendo este o seu nome completo, nasceu a 22 de Fevereiro de 1857 em Londres, na Inglaterra. Filho do Reverendo Professor Baden-Powell, BP tinha 6 irmãos,sendo ele o quinto filho.

O seu irmão mais velho (com 13 anos de diferença de BP), Warington, quando tinha férias, levava com ele os irmãos que já tivessem idade suficiente para navegar. Foi deste modo, que BP aprendeu a manobrar um barco, a acampar, cozinhar e a obedecer às ordens com rapidez e elegância. Tendo realizado várias expedições por todo o país e em mares vizinhos, BP aprendeu quais eram as regras da exploração e da vida ao ar livre.

Quando estudava, gostava de ir para a pequena mata que havia perto da sua escola, onde se escondia para observar os animais, seguir as pistas de algum coelh
o, ou para trepar às árvores para observar o vôo dos passarinhos e ouvir os seus cantos. Este foi um dos locais onde desenvolveu as suas habilidades na construção de abrigos.

Embora não fosse um estudante de grande destaque ou um grande atleta, BP era muito popular na escola e participava com toda a energia que tinha nas diversas actiuvidades, demonstrando os diversos talentos, como o de desenhar, cantar canções cómicas e de representar, dotes que usou durante toda a sua vida.

Foi militar, tendo permanecido muito tempo na Índia e em África. Durante a vida militar, BP percorreu vários locais, que o permitiu contactar com várias culturas e povos, tendo aprendido muito com estas experiências. Cumpridor dos seus deveres e bom camarada, BP era um perito na exploração. Muitas das suas experiências de observação e dedução, dos episódios que viveu, permitiu-lhe adquirir um vasto conhecimento que mais tarde iria ser aproveitado na educação dos jovens Escuteiros.

Quando regressou a casa, trouxe consigo da Índia em manuscrito de um pequeno livro chamado "Auxiliar do Explorador", onde continha as palestras dadas aos seus soldados, com exemplos de observação e de dedução. Este livro tendo sido mais tarde publicado e adoptado como compêndio na educação dos jovens.

Mais tarde, num acampamento experimental muito bem sucedido que fez com cerca de 20 rapazes de todas as classes, começou a a escrever e a publicar em revistas, tudo aquilo que tinha acontecido. Foi assim que nascia o "Escutismo para Rapazes" que era seguido por muitos jovens uqe formavam patrulhas com os seus amigos.

BP, era um homem muito simples, mas detentor de uma grande coragem e de um grande conhecimento sobre a vida da natureza.

Nos últimos tempos da sua vida, viveu no Quénia, em África, onde viria a falecer no dia 8 de Janeiro de 1941.

1 comentário: