terça-feira, 10 de novembro de 2009

Resumo do "Livro da Selva"


"Era uma vez... numa tarde, na selva, soa o grito selvagem do cruel tigre, Xercane.
Pai Lobo preparava-se para caçar quando a Mãe Loba o deteve:
- Escuta! Não é boi nem cabra que ele caça, mas um homem!
- A Lei da Selva proíbe a caça ao homem porque é o mais fraco e desprotegido de todos os animais... mas é verdade que Xercane não respeita a Lei.
Ressoava novo grito. Pai e Mãe lobos compreenderam que o tigre tinha falhado a tentativa: com efeito Xercane, que se imaginava com um bom jantar, falhou o salto e caiu no meio da fogueira. Queimado e envergonhado foi esconder-se enquanto os lenhadores fugiam amedrontados.
Na fuga esqueceram o filho mais novo que, também assustado, se dirigiu sem saber para o Covil dos Lobos. Parou diante do Pai Lobo, olhou-o e pôs-se a rir. Com cuidado (até porque um lobo pode transportar um ovo entre os dentes sem o partir), Pai Lobo transportou a criança para o Covil para o meio dos seus filhos. O menino acomodou-se entre eles e adormeceu, sob o olhar enternecido da Mãe Loba que decidiu protegê-lo e chamar-lhe "Maugli" que significa Rã porque a criança não tinha pêlos no corpo, tal como a rã.
Xercane tentou várias
vezes entrar no Covil para se apoderar da "sua" presa sem o conseguir.
Pai e Mãe lobos queriam que Maugli fizesse parte da família, nas para isso era necessário a autorização da Alcateia dos L
obos de Seiouni que se reuniam todos os meses com Áquela - o seu chefe - quando havia Lua Cheia, na Rocha do Conselho.
Aqui eram apresentados os últimos lobit
os que tinham nascido e eram relembradas as palavras de ordem da Alcateia... os novos lobitos foram apresentados e com eles Maugli.
Para que fosse aceite foi necessário o apoio de dois animais importantes, que não os pais, tomassem a sua defesa.

Foram Balú, o Urso que ensina a Lei da Selva aos novos e Baguirá, a ágil Pantera negra, que ofereceu um touro gordo à Alcateia para que esta autorizasse a permanência de Maugli entre o Povo Livre.
Assim, Maugli cresceu na companhia dos lobos, aprendeu a subir às árvores, a nadar tão bem como a correr, a merg
ulhar nos lagos sem incomodar as rãs, a tirar os espinhos das patas dos seus irmãos lobos, a conhecer as bagas e os outros frutos bons para comer.
Balú, o Urso sábio, ensinou-lhe a linguagem das abelhas, das cobras como dos outros animais. Maugli fez ainda outros amigos; os mais conhecidos eram Cá, a cobra; Tchill, o abutre; Haiti, o elefante; mas também tinha outros inimigos além do Xercane, o tigre cobarde e cruel, Tabaqui, o chacal lisonjeador e preguiçoso; e os Banderlogues - os macacos - animais sem lei e pouco asseados. Um dia, enquanto Balú dormia, Maugli foi raptado pelos Banderlogues, que o levaram pensando que ele conhecia o segredo do fogo, um segredo dos Homens. Balú e Baguirá, pediram a Cá, a enorme serpente que os ajudasse a libertar Maguli... e conseguiram!

Maugli viveu muitos anos na Alcateia onde participou na vida dos animais da selva e onde aconteceram muitas Caç
adas e Aventuras. Quando mais crescido, Maugli voltou para à aldeia dos homens."


Esta pequena his
tória de Maguli, é apenas um pequeno resumo do Livro da Selva, pelo que a história não é só isto. Na Alcateia, o Áquelá e todos os seus amigos irão contar-te muitas mais coisas sobre o "Livro da Selva". Temos a certeza que tu irás gostar mesmo muito de todas elas!

Sem comentários:

Enviar um comentário