terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Lobitismo

O que é? O Lobitismo é o início de uma grande caminhada que a criança irá realizar e que contribuirá para a sua formação física, social e humana.

"O nosso movimento proporciona aos mais jovens o espaço de comunhão, fantasia e permanente desafio, onde as suas capacidades logicamente à medida da sua idade, são desenvolvidas através do jogo, da leitura, da vida ao ar livre…

O Lobito vive tudo isso numa atmosfera de magia, onde o imaginário próprio à sua idade, fá-lo percorrer caminhos até então desconhecidos ou pouco explorados, identificando-se com personagens, símbolos e locais de uma sociedade pura e selvagem descrita no Livro da Selva

É nesta vivência que ele principia a descobrir as suas potencialidades e aptidão para tirar partido do "Grande Mundo" que o rodeia.

À imagem de São Francisco de Assis, o jovem observa tudo o que o rodeia, sendo humilde no aprender e leal na disputa, perdoa uma injustiça a um amigo ou ao irmão mais velho…"

(in: www.geocities.com/cne838/sec1.htm)

Como surgiu o Lobitismo?

"Em meados da década de 1910, o Escutismo, que naquela altura só admitia rapazes a partir dos 11 anos, deparava-se com um problema: Muitos meninos menores de onze anos também queriam ingressar no Escutismo e, com frequência, eram os irmãos mais novos de escuteiros.

Baden Powell tinha então que tomar providências para solucionar este "problema". Embora estivesse receptivo à ideia, teve que tomar precaução para evitar que se pensasse que o seu Movimento estava a criar uma espécie de infantário para escuteiros

As suas preocupações principais eram duas: a primeira, não cansar as crianças desta idade com actividades que estavam além das suas capacidades físicas: e a segunda, evitar o risco de perturbar os rapazes mais velhos, os quais poderiam sentir-se humilhados por terem que realizar as mesmas actividades dos mais jovens.

Para esclarecer as suas ideias, escreveu no final de 1913, as primeiras tentativas de denominar os meninos. Surgiram várias sugestões: Juniores Scouts, Beavers (castores), Wolf Cubs (lobitos), Cubs (filhotes), Colts (potros) e Trappers (ajudantes de caçador).

Em suma, B.P., preocupava-se que o novo ramo do Escutismo tivesse as suas próprias características pedagógicas.

Em 1914, com a ajuda de amigos, publicou um plano resumido para o ramo dos Lobitos (designação escolhida). A publicação desse plano foi acompanhado da promessa de B.P. de elaborar um manual próprio para os pequenos, o qual abordaria um método com características próprias.

Com o início da 1ª Guerra Mundial, o projecto do manual foi adiado. Entretanto, B.P. convidou uma senhora de nome Vera Barclay para assumir a responsabilidade da organização dos Lobitos. Em 1916 surge o livro "Manual do Lobito" escrito por B.P. mas com uma grande ajuda de Vera Barclay.

O fundo educativo do Manual do Lobito foi inspirado no livro "The Jungle Book" ("OLivro da Selva"), de Rudyard Kipling, o grande romancista e poeta inglês, nascido e criado na Índia, e laureado com o Prémio Nobel de Literatura em 1907".



(http://covildaalcateia92.blogspot.com/2008/07/como-apareceu-o-lobitismo.html)


Quem são os Lobitos?

Os Lobitos do Corpo Nacional de Escutas (C.N.E.) constituem primeira das quatro Secções, em que o Escutismo se encontra dividido e, destina-se aos meninos e meninas com idades compreendidas entre os 6 os 10 anos.

Os Lobitos vivem em grupos chamados Alcateias, que têm no máximo 30 elementos. Estes estão divididos em Bandos (grupos de 6 Lobitos que têm à frente os Guias e os Sub-Guias.

O(a) Chefe da Alcateia é chamado(a) Áquêlá (nome do velho lobo chefe da Alcateia).

Sem comentários:

Enviar um comentário