segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tapada de Mafra - 10 de Outubro de 2009




No passado dia 10 de Outubro, a nossa secção juntamente com os Exploradores, participámos numa actividade em Mafra.

O dia começou cedo com partida da nossa sede pelas 09h00 e cedo chegávamos ao nosso destino, a Tapada de Mafra! Da parte da manhã tivemos a oportunidade de visitar toda a extensão da Tapada. Esse passeio foi feito por um comboio que nos levou a conhecer os sítios mais interessantes do parque. Através dele pudemos ver os vários animais que aí habitam, tais como os veados, os cervos, as ginetas e os saca-rabos. Só não conseguimos ver os javalis, apenas algumas das suas pegadas, pois estes animais nesta altura ainda não se deixam ver facilmente. Quanto ao único lobo que existe na Tapada de Mafra, a sua observação continua a ser um mistério, pois há quem diga que o tenha o visto!!!!

Vimos também uma pequena garagem com alguns meios de locomoção mais antigos que faziam transportar os nobres, como os nossos reis e príncipes. Visitámos ainda uma exposição de animais embalsamados, tais como algumas das aves que existem naquela zona e alguns dos animais selvagens que nela também habitam, como o lobo, o javali, entre outros.

Este passeio não poderia ter corrido melhor se a nossa guia não nos tivesse acompanhado. Graças a ela descobrimos algumas particularidades daquela zona e ficámos a conhecer muito melhor a fauna e a flora da Tapada de Mafra!

Esta explicação foi fundamental para o jogo que iríamos realizar da parte da tarde, depois do almoço que teve lugar no parque das merendas na Tapada.

Divididos em grupos mistos de Lobitos, Exploradores e Dirigentes, fomos convidados a participar num jogo que consistia em seguir pistas e a responder a um questionário! Andámos mais de 2 horas a pé pela Tapada de Mafra para conseguirmos chegar à meta final. Durante o jogo recolhemos alguns materiais para a construção de um Totam. Foi muito divertido e houve até alguns grupos vencedores, mas o melhor de tudo é que o melhor prémio foi conhecer melhor este lugar!

Como podem ver pelas fotos, foi sem dúvida um dia muito bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário